Planeje suas metas
A cada início de ano, é comum renovarmos nossos desejos, estabelecermos novas metas e vislumbrar novos horizontes pessoais e profissionais. Como fazer para não nos distanciarmos deles à medida que a pressão do dia-a-dia vai crescendo?
1º. Escrever os planos. O fato de escrever costuma ajudar a revisar, clarear detalhes e organizar melhor as intenções e, além disto, funciona como um documento, o que já cria um maior comprometimento.
Escrever metas sempre no afirmativo. Por exemplo. "falo com meu colega de trabalho calmamente". E no tempo presente (lembre-se de que o nosso poder só existe no tempo presente, não no passado ou no futuro).
Algo que ajuda muito na realização dos objetivos é uma foto ou imagem que lembre a meta.
2º. Deixar o plano de metas em local de fácil acesso (dentro da agenda, na cabeceira, na maleta de trabalho, etc.) e lê-lo, se não todos os dias, pelo menos uma vez por semana, durante uns 15 minutos, para:
- simplesmente relembrar das metas (nosso aprendizado se intensifica pela repetição);
- reforçar os propósitos e compromissos;
- observar se está cumprindo com os objetivos nos prazos;
- se não, refletir a respeito e tomar novas decisões que possibilitem a melhor execução do plano; importante é não se culpar por alguma falha no compromisso e sim chegar a uma decisão mais consistente com a realidade ou buscar ajuda ou um novo caminho para cumprir o propósito.
- tirar os objetivos já alcançados;
- revisar algum plano que não esteja adequado à realidade;
- cumprimentar-se pelo andamento do plano, sentindo orgulho de si próprio pelo que já atingiu.
3º. Fazer um resumo dos planos e metas, em cores, usando somente palavras-chaves e colocá-lo em locais de acesso ainda mais fácil, como na parte de dentro da porta do guarda-roupas, na contra-capa da agenda de trabalho, ou num arquivo do computador que você sempre abra... É muito importante alimentar os propósitos e a memória, pois, as solicitações do dia-a-dia são imensas.
Em resumo, é preciso criar métodos (às vezes, palavras ou imagens ou adesivos colantes coloridos) para manter a mente constantemente conectada às metas.
4º. Fundamental não desistir - Mesmo que você note, repentinamente, que ficou um mês sem nutrir e agir na direção dos seus planos, não se culpe e sim corrija. Retome a lista e veja como pode se adequar novamente aos prazos reformule rapidamente, mas continue firme. Desanimar diante das dificuldades significa desistir dos sonhos e, pior do que isto, de você mesmo.