Primeiro Emprego
Dicas de como começar, como se vestir e comportar em processo de recrutamento e seleção.
• Por onde começar?
Uma boa forma para os jovens ingressarem no mercado de trabalho é através dos estágios.
Os estágios são uma excelente opção para ampliar os conhecimentos passados em sala de aula, ter contato com o mundo de trabalho, além de aumentar seu senso de responsabilidade e desenvolver habilidade e conviver com as diferenças.
• Onde encontrar estágios?
Existem muitos meios de se cadastrar para um estagio, a internet é uma ferramenta que possibilita a ampla divulgação do seu currículo e agências de emprego em sua cidade.
• Etapa de Seleção.
Antes de participar da entrevista, o candidato deve se informar sobre a empresa, acessando seu site corporativo, por exemplo.
No dia, vale chegar um pouco antes do horário marcado. ”Não só pela pontualidade, mas para conhecer, se ambientar ao local e ter um tempo para relaxar”.
Durante a entrevista, o jovem deve ser participativo, mas sem arrogância. Outro aspecto que merece atenção é a postura perante os demais participantes, lembrando que não há competição direta entre eles.
O candidato também deve tomar alguns cuidados, não cometer erros de português, não tratar o entrevistador com intimidade, não chegar atrasado, não usar gírias e termos “da moda” ou mascar chiclete.
• Assuntos Delicados.
Somente falar a pretensão salarial quando isso for perguntado.
Caso o jovem tenha tido problemas em seu ultimo estágio, que tenham ocasionado sua saída, isso deve ser tratado de maneira ética, sem atacar em nenhum momento a empresa anterior.
• Como se vestir?
O jovem deve avaliar o tipo de empresa na qual pretende ingressar. Num banco é recomendável usar terno e gravata. Já numa agência de publicidade, o traje pode ser um pouco mais informal, sem chegar, entretanto, ao ponto de se apresentar de bermuda e regatas.
As mulheres devem evitar roupas curtas, justas ou decotadas demais, assim como maquiagem exagerada. Vestir-se com discrição é a melhor atitude. As roupas sociais são sempre boas opções.
• Preparação necessária.
Como muitos selecionadores valorizam a boa comunicação verbal e escrita, o domínio de inglês e informática, entre outros conhecimentos é importante.
Já o nível de escolaridade exigido vai depender das necessidades da empresa contratante.
A busca por melhoria profissional deve ser contínua, seja em cursos técnicos ou em graduação, pois o mercado de trabalho está, a cada dia, em busca dos melhores profissionais.
• Quer ser contratado
Informe-se sobre os princípios da organização na qual atua e comporte-se de acordo com o que é valorizado.
Aproveite ao máximo as oportunidades de desenvolvimento, buscando sempre esclarecer dúvidas e apresentando idéias e sugestões.
Tenha aptidão para trabalhar em equipe, com disciplina, respeito a horários, adequação no vestir e iniciativa.
Boa sorte a todos...
Fonte: Amanda Milfont